16 de ago. de 2005

Impressões imprecisas sobre a rede mundial de computadores

Navegando pelas marés virtuais da rede mundial de computadores, é possível notar coisas estranhas.

Primeiro: como é que se navega numa teia? Mesmo as aranhas aquáticas, que produzem teias embaixo d'água, nelas não navegam. Certo é que apenas nadam, caminham ou, em se tratando de aranhas, dependuram-se. Ainda que se possa pensar numa atividade humana de navegação, provavelmente esta não ocorrerá numa teia. Nem ocorrerá naquilo que mais se parece uma teia, a rede de pescador. Aliás, havendo a rede, muito provavelmente não haverá navegação. Haverá, sim, transtornos à atividade.

Segundo: a comunicação na rede é muitíssimo mais rica que a comunicação feita por livros, revistas ou jornais. Só não conseguiu substituir a comunicação humana. Motivos óbvios justificam esta afirmação. Basta lembrar que a chamada traição virtual não apresenta nenhum risco de gravidez indesejada, ou transmissão de DST's - ao menos enquanto a atividade extraconjugal manter-se no âmbito virtual, é claro.

Terceiro: as informações transmitidas pela rede possuem potencial de atingir, em mínimo espaço de tempo, uma quantidade absurdamente maior de pessoas que as informações transmitidas por escrito. Entretanto, sempre é bom desconfiar da informação virtual, pois não exige autoria. Basta a utilização da famosa dupla "copiar" e "colar" para produzir uma notícia bombástica.

Quarto: encontra-se na rede muita coisa escabrosa. Desde os mais abjetos atos sexuais que a mente humana pode conceber - Calígula ficaria corado -, até situações completamente idiotas, como o cidadão que pedia que pessoas depositassem em sua conta, para não matar um coelhinho.

Quinto: também é possível encontrar na rede muita coisa boa. Algumas páginas pessoais - os chamados blogues - como a da Christiana, da Paula e do Paulo, do meu irmãozinho e da Clarice, são exemplo de que a rede não serve somente para produzir piadas e correntes.

Sexto: também é possível encontrar alguns seres desprovidos de qualquer imaginação, que listam coisas possíveis de serem encontradas na rede.

Bom, desta vez, não falei de CPI. E ainda deixei algumas boas dicas.

Nenhum comentário: