4 de mar. de 2008

Uísque

O rótulo de hoje é o Johnnie Walker Black Label.


A marca comercializada pela família Johnnie Walker é composta por vários blends. Os mais famosos são o Red Label envelhecido durante oito anos, o Black Label, envelhecido doze anos, e o Blue Label, envelhecido vinte e um anos. Existema ainda outros. O Green Label, envelhecido durante quinze anos, o Gold Label, envelhecido dezoito e o Swing, que não traz na embalagem o tempo de envelhecimento. Possivelmente o processo de envelhecimento do Swing fique entre quinze e dezoito anos.


Entre os uísques fabricados na Escócia, ou scotchs, a marca Johnnie Walker é a mais vendida no mundo. Foi fundada por John Walker, e sua primeira denominação foi Walker's Kilmarnock Whiskie. Isto em 1.876. O famoso rótulo da marca desenvolvido no mesmo ano do início da comercialização perdura praticamente intocado até hoje.


Nossa ocupação de hoje é o Black Label.


Esta variedade de uísque foi criada em 1.909, por George e Alexander Walker, netos do fundador John Walker. Os dois procuraram criar um blend scotch whisky, que fosse encorpado e saboroso.


Conseguiram.


O Black Label se trata de um uísque blended. Os uísques desta categoria se caracterizam por resultar de uma mistura de uísques, tanto de grãos, como de maltes. Normalmente esta mistura é de quarenta a cinqüenta variedades de uísques. Os blended de luxo são envelhecidos por um período mínimo de doze anos. Já os blended standard são envelhecidos por oito anos. Obviamente, o envelhecimento dos uísques, de luxo ou standard, ocorre em barris de carvalho. Daí a coloração final, dourada, brilhante e sedutora.


Resultado da mistura de quarenta e quatro diferentes maltes, o Black Label possui aroma doce, bem amadeirado. Seu sabor é de cravo da índia. Também é possível perceber doce de manteiga (muito pouco) e um leve toque de mel. Mas o destaque é mesmo o sabor do malte.


É um uísque para ser tomado puro, com água mineral, ou com gelo (de água mineral). Qualquer outra mistura, como guaraná, energético ou mesmo limão (whiskysour) o estragaria.


Não é o melhor uísque doze anos do mercado. Mas dentre aqueles que podem ser comprados no Brasil, com um preço acessível, é uma ótima opção.


Recomenda-se experimentar a qualquer hora. Em algum lugar do mundo, agora é happy hour.

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