26 de fev. de 2008

Uísque

A partir de hoje e em todas as próximas terças-feiras, impressões acerca de uma espécie desta nobre substância líquida.


Primeiro um pouco de história.


O uísque, ou acqua vitae, que significa água da vida, tem origem nebulosa. O primeiro registro escrito é de que o nobre elixir foi inventado na Escócia. Um frei chamado John sabe-se lá de quê, teria elaborado o destilado à partir de uma mistura denominada eight bolls of malt. Consta nos alfarrábios do frei, que o feito ocorreu no dia 08 de agosto de 1.494.


Também os irlandeses reivindicam a invenção da acqua vitae. Dizem que desde o século V praticavam a arte da destilação. Teria o uísque chegado às Highlands, na Escócia, através de monges cristãos missionários. Iam, estes monges, de mosteiro em mosteiro, carregando as novidades da Santa Igreja. Os monges não carregavam só as novidades, logicamente.


Aliás, como as idas e vindas eram feitas a pé ou com burritos, demoravam muito. Talvez esteja aí a explicação da difusão do uísque. Certamente os monges acabaram por ensinar aos residentes das paragens, a nobre arte da destilação. Para ser monge, é preciso estar sempre bem abastecido.


A despeito da origem, certo é que o uísque espalhou-se pelo mundo, conquistando cada vez mais adeptos. Pudera, a qualidade do precioso líquido é irresistível.


E falando em qualidade, seguem as impressões sobre o primeiro da lista. Não poderia ser outro, senão o mais vendido no mundo, o Jack Daniel's.


Essa a primeira curiosidade. O Jack Daneil's não é um uísque feito na Escócia, nem na Irlanda. Se trata de um uísque americano, do tipo bourbon.


Apesar de os fabricantes insistirem que não se trata de um bourbon, mas de um whisky suavizado em carvão vegetal, sua composição o leva a ser classificado, sim, como bourbon.


Os bourbon ou grain whisky não são compostos apenas de malte. Pelo menos 51% de sua fórmula é composta de outros cereais. Normalmente milho, mas também podem ser acrescentados na fórmula centeio, cevada e trigo. Tudo vai para a destilação, n'uma única vez. Como mais da metade da fórmula é de grãos destilados, este tipo de uísque tem que ser consumido cedo. O envelhecimento é de no máximo quatro anos.


O velho Jack é produzido na Jack Daniel Distillery, em Lynchbug, Tennessee. Isso desde 1.866. Aliás, neste ramo de uísque, a tradição é muito importante. As melhores marcas normalmente estão no mercado há mais de cem anos.


Possui um aroma suave, tal qual o gosto. Exatamente por ter o gosto suave, pode parecer uma bebida fraca. Engana-se quem assim o pensa. A grauduação alcoólica, como na maioria dos uísques, é de 40%.


Depois de tomado, deixa na boca um gosto de fumaça. Isso ocorre porque o Jack Daniel's passa por um processo de amadurecimento por carvão. O uísque é gotejado n'umcontainer com carvão. Ao final de dez dias, o líquido atravessou o carvão, absorvendo seu aroma e sabor.


O aroma e sabor do carvão misturam-se ao gosto do malte e do milho destilados. Tudo é colocado em barris de carvalho branco, para amadurecer durante quatro anos. A cor amarelada vem daí, pois a bebida, como todo destilado, é transparente na origem.


Depois do período de amadurecimento, elementos do barril misturaram-se ao líquido nele contido, conferindo ao uísque um sabor amadeirado, que combina com o gosto de fumaça.


Exatamente por ser leve e suave, é bem aceito pelo público em geral, mesmo aqueles que não apreciam os uísques de gosto mais forte. É uma ótima pedida para confraternizações em que comparecem pessoas não iniciadas na arte da degustação. E também é uma ótima pedida para os já iniciados.


Recomenda-se experimentar a qualquer hora. Em algum lugar do mundo, agora é happy hour.

Nenhum comentário: