3 de fev. de 2009

Estradas e Pedágios

Não é incomum encontrar no noticiário afirmações de que, com os pedágios, houve diminuição dos acidentes de trânsito. Desconheço uma grande parte das rodovias onde é cobrado pedágio. Mas conheço um bocado delas.


O fato é que, em verdade, não são as vias mais, ou menos conservadas, a causa da diminuição ou aumento de acidentes de trânsito.


Além das barbeiragens dos motoristas, é fácil perceber um artifício - se assim se lhe pode chamar - utilizado pelas concessionárias de pedágio. Há uma flagrante diminuições dos locais, nas estradas, onde é pintada a faixa descontínua, ou pontilhada. É óbvio que, com menos locais de ultrapassagem, diminui o número de acidentes.


Mas isso não quer siginifcar, à toda evidência, que as estradas estão melhores conservadas, ou que a sinalização melhorou. Nem autoriza, obviamente, às concessionárias, afirmarem que estão agindo conforme contratado, ou seja, realizando a adequada manutenção da via.


A estatística - ciência dos governos - é feita para retratar números. Mas não lhes demonstra a causa , nem as consquências.

Nenhum comentário: